Quase todo bom costume que queremos colocar na vida da gente, no ínicio é uma peleja para conquistar. Mas também depois que vira um costume mesmo, aí fica difícil é de deixar de fazer. Uma coisa que desejo para todo programador é que ponha no seu dia a dia o custume de fazer faxina no código, o famoso "refactoring".
Como funciona isso? É simples, você vê um código bagunçado e arruma ele. Claro que não da pra arrumar todo o código bagunçado do mundo, mas ao menos podemos ir arrumando o código no qual vamos precisar trabalhar. A idéia é: Já que vamos mexer na sujeira, que seja para limpar logo de vez.
Se vamos começar a mexer em um código, seja quem foi que programou ele, até mesmo nós em um dia que estavamos com dor de barriga, precisamos entender aquele código. Se for um código confuso, daquelas "belezuras" com variáveis misteriosas e diversas estruturas aninhadas com breaks, continues e switchs, temos geralmente duas opções:
Opção #1 -
- perder muito tempo tentando entender o código
- perder muito tempo para cada modificação que queremos fazer
- deixar uma bagunça maior para o próximo que for mexer naquele código.
Assim temos a seguinte equação:
muito tempo para entender +
muito tempo para mexer * número de modificações
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muito tempo gasto, um código ainda pior e insatisfação
Opção #2 -
- perder muito tempo tentando entender e já fazendo um refactoring
- gastar pouco tempo para cada modificação
- deixar um código bom para o próximo que for mexer (que pode ser inclusive eu mesmo).
Assim temos:
muito tempo para entender e fazer o refactoring
+ tempo razoável para mexer * número de modificações
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muito tempo gasto, código limpo e satisfação
O fato é que sempre que pegamos um código medonho, teremos que gastar muito tempo nele. E esse tempo geralmente aumenta proporcionalmente à idade daquele código. Quanto mais antigo, mais WTF, mais tempo gasto. Assim se vamos gastar mesmo muito tempo nele, façamos logo um refactoring nele.
O programador preguiçoso, ou espertalhão, muitas vezes vê um código desses e acredita que vai fazer apenas uma gambiarrazinha, vai consertar o problema, e ainda vai fazer uma média com o gerente. Conheço esse tipo. Coitado, um dia a casa cai e ele descobre que não sabe programar, pq ficou sempre dando uma de esperto e não teve tempo para aprender a programar.
Bom, voltando ao refactoring, ele vale para todos os tipos de código. Não só os muito feios. Mesmo que o código seja razoável, ou bom, podemos ir melhorando ele para que fique cada vez mais simples e rápido de dar manutenção. Claro que tem hora que temos que pesar o preço daquela manutenção, mas isso depende de cada caso. Na maioria das vezes a merda fica quando pensamos em fazer algo apenas provisório, "só um protótipozinho", e aquele código fica em produção por muitos anos.
Mas na maior parte dos casos vale muito o esforço de fazer um refactoring. E com certeza isso não só contribui para o código como também para o desenvolvimento profissional do próprio programador. Como eu falei no início, a idéia é que isso vire um costume, uma virtude. A idéia é que seus dedos fiquem coçando para fazer um refactoring quando você olhar para qualquer código. Existem vários casos onde podemos fazer refactoring e até livros inteiros a respeito do assunto, não vou tratar tudo isso aqui, porque não cabe.
Mas algumas regras importantes sempre se aplicam e vou concluir este artigo com elas:
1 - Sempre é bom fazer refactoring antes e depois de mexer no código. Nunca durante. Ou em outras palavras: ta fazendo refactoring, não muda o que o código faz. Essa regra, o espertão sempre acha que pode burlar, pegar um atalho. Muito cuidado! Há atalhos que dão um trabalho enorme para encontrar o caminho de volta.
2 - Escolha blocos pequenos para fazer refactoring. Teste para saber o que o código faz. Faça o refactoring e teste novamente. Dê passos pequenos. Cada coisa de uma vez. Por mais tentador que possa parecer alterar logo tudo que você sabe que precisa, isso geralmente da merda. Assim quando bater o impulso de alterar logo tudo, conte até dez e lembre-se: uma coisa de cada vez.
3 - Ao fazer refactoring, faça pensando na lógica do cliente, na linguagem do cliente. Vai nomear um método, pense como o cliente pensa, na linguagem dele. Vai nomear uma variável, pense na linguagem dele (na verdade o ideal é estabelecer um glossário e uma terminologia única entre cliente e equipe de desenvolvimento). Você deve estar pensando que em baixo nível, mexendo na API, isso não importa pq o cliente não conhece isso. Porém em baixo nível, o cliente não é o cliente do software, mas é o cliente da API: o desenvolvedor. Pense nele e se cabível, mantenha também a linguagem única do cliente do software.
Tem gente que me procura para saber como trabalhar com arquitetura de software, com componentes, herança, injeção de dependência e todas essas coisas. O fato é que a estrada começa sempre nestes pontos que falei neste artigo. Se um programador não desenvolve esses hábitos, dificilmente ele se tornará algo mais.
Em todas as áreas do desenvolvimento humano, é bom procurar as virtudes a serem desenvolvidas, e no desenvolvimento de software, fazer refactoring certamente é uma delas.
Muito bom Bruno. Procuro levar para este lado quando vou dar manutenção em sistemas.
ResponderExcluirGostei do texto... muito bom e bem direto... chutando nas canelas. Estou sempre fazendo refactoring nos meus códigos, principalmente para acrescentar alguma nova funcionalidade e/ou para otimizar mesmo. Programar é como escrever, estamos sempre evoluindo o que e como escrevemos. Programar é requer sempre muita leitura (de códigos e consulta aos manuais) e escrita (escrever códigos, MUITO mesmo).
ResponderExcluirA pouco tempo atrás eu descobrir que "Não sei que sei" quando estava refatorando código. Sempre que percebia que podia mudar, melhorar, simplificar então eu fazia. Hoje sempre faço isso! As participações em Dojo educou-me neste ponto além de melhorar as técnicas de programação.
ResponderExcluirMuito bom artigo,
abraços
Muito bom artigo guri.
ResponderExcluirIsso me lembrou uma ocasião, comecei a me preocupar com um código "legível", depois que demorei meia hora para achar onde fazer manutenção em um código de um dos meu primeiros sistemas xD.
Realmente faz toda a diferença.!
Post nota 10!